Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/estadoms/public_html/single.php on line 7

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/estadoms/public_html/single.php on line 7
Prefeitura promove I Seminário do Plano municipal de enfrentamento ao crack e outras drogas
 
 
                       
 
                       
 
 
 
 
 
   
         
 
 
 
 
 
 
   Ronei Ribeiro | visualizações: 562   

Prefeitura promove I Seminário do Plano municipal de enfrentamento ao crack e outras drogas



 
Começou hoje (27), o I Seminário do Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, durante o qual estiveram reunidos representantes das secretarias municipais e estaduais que atuarão no programa ‘Crack é possível vencer’ do Ministério da Justiça e que teve adesão da Prefeitura de Campo Grande e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. O encontro de hoje foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma das pastas integrantes do plano.
 
 
 
Desde o mês de abril, as secretarias municipais de Educação, de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS), de Saúde Pública (Sesau), além da Coordenadoria Geral de Segurança Pública estão elaborando suas ações com base em sua área de abrangência. “Hoje, demos início à integração dessas ações, um passo importantíssimo para que todos os entes reafirmem seu papel nesse trabalho e saibam como será a atuação dos demais”, considerou o coordenador de Segurança Pública, coronel Jonys Cabrera, um dos participantes do seminário.
 
 
 
Em sua palestra, durante o seminário, o delegado André Matsushita Gonçalves discorreu sobre o combate ao crack e outras drogas. “A preocupação maior, hoje, é com o crack por seu poder viciante e pela influência que exerce sobre o usuário”, observou o delegado. Segundo Matsushita, Campo Grande e Mato Grosso do Sul ainda não são polos de epidemia do crack, com o acontece com São Paulo e Rio de Janeiro. “Daí, a importância dos planos municipal e estadual, que evitarão que tenhamos áreas como a cracolândia de São Paulo”, argumentou o delegado.
 
 
 
O seminário também contou com as presenças dos secretários municipais Thaís Helena (SAS), Ivandro Fonseca (Sesau) e José Chadid (Semed), que na oportunidade representou o prefeito Alcides Bernal. Chadid é atualmente o presidente do Conselho Municipal Antidrogas.
 
 
 
Plano - o Plano Municipal compreende ações de enfrentamento ao crack e outras drogas a serem executadas de forma descentralizada e integrada, conjugando esforços, favorecendo a intersetorialiedade, a integralidade, a participação da sociedade civil e o controle social. As ações estão alinhadas com as diretrizes do Governo Federal, especialmente com a Política Nacional sobre Drogas e com a Política Nacional sobre Álcool e as premissas do Plano Nacional Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
 
 
 
No município de Campo Grande, a área de maior vulnerabilidade e risco social identificada foi a Região Urbana do Anhanduizinho, que compreende bairros como o Grande Los Angeles e Piratininga. O diagnóstico foi feito a partir de situações elencadas pelas secretarias envolvidas na construção do plano. O Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas reafirma que a dependência química é um grave problema de saúde pública e busca subsidiar a construção coletiva de seu enfrentamento, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde para uma Política de Atenção ao usuário de drogas.
 
 
 
 

DATA DA POSTAGEM 08/09/2013

Gostou! Compartilhe com os amigos.



Deixe seu comentário


 
 
 

 
 
         

 
procurar notícias

 
 
 
Todos os direitos reservados
redação 67 84569691
Acessos: 2754261