Warning: mysql_query(): Access denied for user ''@'localhost' (using password: NO) in /home/estadoms/public_html/single.php on line 7

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/estadoms/public_html/single.php on line 7
Samu recebe estrutura que pode ajudar a salvar mais vidas em Corumbá e região
 
 
                       
 
                       
 
 
 
 
 
   
         
 
 
 
 
 
 
   Ronei Ribeiro | visualizações: 1067   

Samu recebe estrutura que pode ajudar a salvar mais vidas em Corumbá e região



 
Uma das principais ações em Saúde do Programa MS Forte 2  já está à disposição da população de Corumbá, com a inauguração hoje (28) da sede própria do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, antes funcionando em local improvisado. A entrega feita pelo governador André Puccinelli e o prefeito Paulo Duarte representa a instalação de espaço adequado para a Base Descentralizada do Samu que faz a gestão para a Cidade Branca e uma região formada pelos municípios de Ladário, Anastácio, Aquidauana e Coxim.
 
 
O governo do Estado investiu recursos próprios no valor de R$ 761,8 mil na construção de um prédio preparado para o melhor atendimento e condições de trabalho das equipes do serviço de urgência e emergência. O Estado também custeia, em conjunto com o Ministério da Saúde, as despesas das viaturas, enquanto o Município se responsabiliza pelo pessoal. “É a segunda regional do Samu que é instalada. Aqui tem duas viaturas de suporte básico e uma avançado. Assim, está preparada para os principais procedimentos ao atender um paciente, como a entubação, a oxigenação, a desfibrilação”, exemplificou o governador. “E em outubro devemos entregar mais uma base regional, a de Dourados”, anunciou.
 
 
 
Com as melhorias, a expectativa, conforme Puccinelli, é que o serviço médico de urgência possa, pela rapidez de resposta, em articulação com o Corpo de Bombeiros, salvar mais vidas. “Estamos proporcionando melhor qualidade de vida à população”, destacou.
 
 
O novo prédio do Samu faz parte das ações para a Saúde do pacote de investimentos do MS Forte 2. Com área de 979,84 metros quadrados, construído anexo ao 3º Grupamento de Bombeiros, o espaço tem dois blocos. Um deles é o administrativo, com sala de treinamento/reunião, sala de enfermagem, sanitários, arquivo, copa, sala de estar e dormitórios. O outro é o bloco operacional, que abriga sala de equipamentos, almoxarifado, sala de utilidades, esterilização, depósito de material de limpeza e dispensa médica. As novas instalações também contam com abrigo para as viaturas e local para lavagem das macas e ambulâncias.
 
 
 
A Base tem gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Município. Durante a inauguração, o prefeito Paulo Duarte anunciou a ampliação do número de viaturas. “Com muita alegria recebemos essa unidade. A prefeitura se responsabiliza pela manutenção dos profissionais, e até em razão da nova sede, já tínhamos planejado e vamos adquirir mais uma unidade de resgate. Vai ser uma viatura com o diferencial para atender, inclusive, a zona rural”, informou Duarte. O chefe do Executivo Municipal disse acreditar que um dos principais benefícios da estruturação do Samu é fazer frente à epidemia de traumas que Corumbá, assim como outras cidade, também enfrenta.
 
 
Para o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, a população do município vai ser muito beneficiada com o empreendimento. “Pela proximidade, pelo fácil acesso e, principalmente, por conta da necessidade de um primeiro atendimento”, disse, apontando a vantagem de o Samu estar quase na divisa Corumbá/Ladário.
 
Atendimento
 
As equipes da unidade básica de resgate são integradas por um socorrista bombeiro, que também é o motorista, e um técnico em enfermagem. Na unidade avançada estão, além desses dois profissionais, mais um médico que conta ainda com os equipamentos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) móvel.
 
 
 
Em atividade desde 2011 em Corumbá, o serviço conta com 44 profissionais. São 18 médicos, 12 enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e seis bombeiros se revezando 24 horas por dia nos atendimentos emergenciais. O coordenador-médico do Serviço, Riad Ali Hamie, cita uma frase que ouviu de um cidadão para descrever a importância da estruturação do Serviço de Urgência. “’O Samu salvou a minha vida’, me disse um paciente. Uma importância grande de atender precocemente é que ajuda a evitar o aumento de tempo dentro do hospital”, explica o médico. Ele também destaca a posição e localização estratégica do prédio, com acesso rápido a uma avenida e uma rua estrutural e aos dois municípios.
 
 
 
Com mais espaço, Riad explica que também há agora condição das equipes trocarem informações, discutirem casos, debater estratégias para melhorar o serviço. “E futuramente poderemos também criar um projeto junto às escolas, por exemplo, sobre primeiros socorros”.

DATA DA POSTAGEM 08/09/2013

Gostou! Compartilhe com os amigos.



Deixe seu comentário


 
 
 

 
 
         

 
procurar notícias

 
 
 
Todos os direitos reservados
redação 67 84569691
Acessos: 2754354