Ronei Ribeiro | visualizações: 726   

Prefeitura anuncia ações permanentes de prevenção à dengue e leishmaniose



 
Pelo menos 12 pessoas morreram em 2013 por causa da dengue em Campo Grande. A Capital de Mato Grosso do Sul viveu uma das epidemias mais graves da história. Este episódio poderia ter sido evitado se no ano passado, a administração Municipal tivesse tomado medidas a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Para que a população esteja permanentemente protegida, o prefeito Alcides Bernal (PP) lançou nesta quarta-feira (28) o Programa de Mutirão Permanente de Combate à Dengue e Leishmaniose.
 
 
 
Vale lembrar que no início de 2013 havia em Campo Grande 68 microáreas descobertas, ou seja, cerca de 140 mil imóveis estavam sem acompanhamento dos agentes. Hoje, por meio das novas políticas implementadas pela atual administração municipal, essas microáreas estão cobertas com ações e efetivo de pessoal à disposição. Tudo isso em menos de oito meses de gestão do prefeito Alcides Bernal.
 
O prefeito ressalta que as ações de combate à dengue tiveram início no mês de julho. “Não vamos permitir que haja outra epidemia. Se ações de prevenção tivessem sido tomadas em 2012 - quando desde o mês de maio a Sesau já tinha indícios de que se providências não fossem tomadas haveria a epidemia – a população não teria sofrido e muitas vidas teriam sido poupadas. Mas nada foi feito para prevenir a dengue e o que assistimos foi uma das piores epidemias. Felizmente, com ações efetivas enfrentamos o problema e em menos de um mês e meio vencemos a epidemia com o auxílio dos servidores públicos que não mediram esforços e a sociedade civil organizada que esteve de braços dados conosco. É esse o objetivo do programa lançado hoje, realizar ações para que não tenhamos casos de dengue na Capital”, ressaltou Alcides Bernal. 
 
 
 
O chefe do executivo Municipal aproveitou a solenidade, que aconteceu na Praça Ary Coelho, para convocar a todos para prevenir a cidade da dengue. “Vamos juntos salvar vidas. Sabemos que a maioria dos agentes está comprometida com a causa e graças a estes bons soldados conseguimos tratar da maneira correta e adequada as pessoas no auge da epidemia, nas unidades de saúde, sem deixar que a superlotação dos hospitais se tornasse ainda pior. Quando assumimos a prefeitura, encontramos muitos servidores desmotivados. Para que garantíssemos um bom atendimento e o respeito a estes servidores determinamos que fosse pago um valor pela produtividade dos agentes e a medida será estendida agora no Mutirão permanente para que esses servidores tenham uma motivação a mais para bem cumprir suas tarefas”, garantiu o prefeito. O decreto com a medida será publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). 
 
Novos veículos e equipamentos para o combate
 
Durante a solenidade de lançamento do Programa de Mutirão Permanente de Combate à dengue e leishmaniose, o prefeito entregou à Sesau 16 novos veículos e equipamentos para borrifar a cidade, adquiridos com recursos do Ministério da Saúde (cerca de R$ 1,5 milhão), que estarão auxiliando os agentes de saúde no combate às endemias, além de pulverizar toda a cidade. Os trabalhos serão intensos e frequente, sendo realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 17 horas.
 
 
O titular da Sesau lembra que a atual administração recebeu a Prefeitura com apenas um veículo de borrifação em funcionamento, para atender toda a cidade. “Ainda assim, sem ferramentas disponíveis no início do ano quando assumimos a secretaria, conseguimos vencer a epidemia com trabalho e vontade de realizar. As ações executadas pela prefeitura levaram a nossa Capital a ser reconhecida pela Organização Panamericana de Saúde pelo excelente trabalho desenvolvido durante a epidemia de dengue, reduzindo significativamente em 1 mês e meio o número de casos”, disse Ivandro Corrêa.

DATA DA POSTAGEM 08/09/2013

Gostou! Compartilhe com os amigos.



Deixe seu comentário


 
 
 

 
 
         

 
procurar notícias

 
 
 
Todos os direitos reservados
redação 67 84569691
Acessos: 2675791