Ronei Ribeiro | visualizações: 754   

Prefeitura capacita profissionais de saúde para realização de testes rápidos de DST/Aids



 
Profissionais da Rede Municipal de Saúde receberam capacitação para a realização de testes rápidos de detecção de HIV e sífilis.  O treinamento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), entre os dias 27 a 29 de agosto, aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Coronel Antonino atendendo enfermeiros, psicólogas e assistentes sociais que receberam informações e demonstração dos procedimentos realizados na coleta dos testes para que possam, posteriormente, realizar os mesmos em suas unidades.
 
 
Apta a realizar os testes em sua unidade e também nos mutirões de especialidades realizados pela Prefeitura, a enfermeira Lyvia Donato, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Coronel Antonino, aprovou a realização da ação. “Estou super satisfeita e vou levar os conhecimentos para a unidade em que trabalho. As palestrantes trouxeram ainda experiências reais e nos ajudaram a buscar soluções”, completou.
 
 
 
Para Luciana Gomes Rodrigues, enfermeira na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Itamaracá, a capacitação proporciona meios para lidar com diversas situações diárias. “A capacitação dá ferramentas para trabalharmos a prevenção. Você entra na vida das pessoas, é uma abordagem diferente”, avaliou.
 
 
Testes rápidos
 
 
Os processos para a realização dos testes rápidos são: acolhimento, aconselhamento pré-teste, coleta do material, execução do exame e aconselhamento pós-teste com a entrega do resultado bem como orientações para que o paciente mantenha hábitos de vida saudável.
 
 
 
As ações são importantes uma vez que, de acordo com Boletim Epidemiológico DST/Aids, estima-se que em Campo Grande cerca de 9 mil pessoas estejam vivendo com o HIV e não sabem. O sigilo é absoluto. Só o paciente fica sabendo do resultado.
 
 
As capacitações acontecem mensalmente, em unidades previamente agendadas e são específicas para os profissionais de nível superior autorizados a realizar os testes.
 

DATA DA POSTAGEM 08/09/2013

Gostou! Compartilhe com os amigos.



Deixe seu comentário


 
 
 

 
 
         

 
procurar notícias

 
 
 
Todos os direitos reservados
redação 67 84569691
Acessos: 2675804