Ronei Ribeiro | visualizações: 473   

Previna Cidade Morena realiza ações de atenção em saúde no Jardim Noroeste



 
A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) levou, na última sexta-feira (06), as ações do Previna Cidade Morena, projeto que atua diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), aos moradores do bairro Jardim Noroeste.
 
Com a promoção da qualidade e atenção em saúde, o Previna Cidade Morena é um conjunto de eventos desenvolvidos durante o ano entre as populações de maior vulnerabilidade. Um dos principais focos é a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), oferecendo informações e exames de HIV/Aids.
 
As atividades realizadas na região em conjunto com os agentes comunitários de saúde, que diariamente fazem o convite à população para que realizem os testes de diagnóstico, continuam nesta semana na unidade.
 
Gerente da Unidade Básica de Saúde da Família do Jardim Noroeste, a enfermeira Beatriz Assis de Oliveira diz que o foco principal é conscientizar a população sobre a importância do uso do preservativo e orientá-la à prevenção de doenças e da gravidez precoce. Ela alerta, ainda, que a incidência de doenças sexualmente transmissíveis é grande entre os jovens. “Os agentes comunitários de saúde são o elo com a comunidade. Através deles, nós também estamos orientando a população para se prevenir e realizar os testes”, informou.
 
Segundo Oliver Martins Cabreira, agente comunitário de saúde na região, o primeiro contato com as famílias é fundamental para que as pessoas conheçam melhor as ações. “Estamos sempre falando sobre a prevenção, orientando as pessoas a cuidarem da saúde, e a aceitação tem sido boa”, completou.
 
Para a moradora Eliane Batista da Silva, as ações são boas por trazerem informações que todos precisam saber e muitas vezes não conhecem. “Eu aconselho que as pessoas façam os testes e se previnam”, sugeriu.
 
Projeto
 
Projeto pioneiro, o Previna Cidade Morena foi criado em 2008 como estratégia para a descentralização das ações de combate à AIDS. É executado pelas unidades de saúde da atenção básica, a partir do desenvolvimento de ações conjuntas, previamente programadas entre os distritos sanitários e serviços de saúde.
 
Dentre as atividades estão a de promoção, prevenção e diagnóstico das DST/AIDS, com a participação ativa de profissionais de saúde locais, capacitados e preparados para compor o quadro de colaboradores dos eventos pactuados anualmente.
 
 
 
 

DATA DA POSTAGEM 11/09/2013

Gostou! Compartilhe com os amigos.



Deixe seu comentário


 
 
 

 
 
         

 
procurar notícias

 
 
 
Todos os direitos reservados
redação 67 84569691
Acessos: 2675770